terça-feira, 17 de maio de 2011

[DICA] Casais e DOFUS

Saudações Dofusmaníacos!

Eu aposto que vocês devem conhecer alguém em, pelo menos, uma dessas situações:

- Personagens casados no jogo

- Jogadores casados na vida real

- Talvez você conheça até personagens que se conheceram no jogo e passaram para a vida real.

Para facilitar, vamos usar para no jogo a abreviação IG (que vem de In Game) e para vida real a abreviação IRL (que vem de In Real Life).

Sabe-se de casais que começaram IG no Dofus e depois acabaram na IRL.


Entretanto a idéia é nunca confundir o seu IRL com seu avatar no jogo.

Como todo MMORPG, Dofus depende muito da interação social. Seja para missões, calabouços, guilda ou mesmo para a compra e venda, Dofus acaba exigindo um contato e isso pode render muita diversão.

Vamos só relembrar sobre a sigla MMORPG antes de continuar, OK?
MMORPG é uma sigla em inglês que significa Multi Player Online Role Play Game, que pode ser traduzido como Jogo Online de Interpretação de Personagens para Múltiplos Jogadores, mas acho que JOIPMJ não fica uma boa sigla, certo?



Voltando ao assunto...

Jogadores veteranos não têm mais o problema de confundir a IRL com o avatar IG, mas Dofus cresce a cada dia, então é bom sempre revisar as diferenças e seus limites.

O primeiro ponto é:
O avatar nem sempre corresponde com a pessoa atrás da tela. Você pode descobrir que aquele Xelor baixinho é jogado por um cara marombado de dois metros de altura, ou uma garota jogando com aquele Sacrier homem, ou quem sabe aquele menino de 11 anos jogando com uma Enutrof...
Não existe nada de errado nisso. o jogo é de interpretação e escolher alguém diferente da sua aparência real faz parte do "RP" (Role Play ou seja Interpretação de Personagens) de MMORPG.

Por falar nisso, existem casos em que o jogador IRL está realmente interpretando um personagem no jogo. Apesar de não ser comum no Brasil, grupos ou até mesmo guildas inteiras de Role Players podem dar um ar divertido e diferente a um jogo que as vezes pode cair na mesmice de batalha-cura-batalha-cura-batalha-cura-batalha-cura...
Em um RP pode sim acontecer daquele Xelor se apaixonar pela Enutrof mesmo os dois jogadores sendo homens. São os personagens e não os jogadores e isso, muitas vezes os novatos não entendem.
Assim como os grupos de RP se divertem com tramas complexas como a bela Ecaflip casada com um Feca e tendo um amante Osamodas...
Não importa, nestes casos, quem está atrás do monitor e sim o que acontece IG!
Os relacionamentos entre avatares em RP tem pouco ou nada a ver com relacionamentos na vida real. Se irmãos IRL casam seus avatares no jogo não tem problema nenhum!
Como já foi comentado pela própria equipe de Dofus "Casamentos em Dofus não tem a menor intenção de criar casais IRL mas sim, de encorajar grupos mais eficientes em combate".

Mais de uma vez já ouvimos falar de alguém, um jogador IRL, que caiu de amor por um avatar, certo?
Alguns exemplos bem comuns:
Quando o casal IG começa a levar a brincadeira a sério demais. O(a) jogador(a) fica apaixonado(a) IG e TAMBÉM IRL para, mais tarde, descobrir que aquela pessoa é totalmente diferente do personagem IG. Aquele "valente cavaleiro" pode ser do mesmo sexo ou até mesmo uma pessoa casada que joga para se divertir após um dia de trabalho.

Não é desconhecido casos de pessoas que foram viver de verdade com pessoas conhecidas no jogo. O relacionamento nem sempre dura... Por exemplo, uma jogadora pode ir morar com o "incrível Sacrier" que ela admira tanto no jogo, só para descobrir que IRL o cara é imprestável...



Outra situação freqüente é do casal que se separa por que um deles arrumou um novo "companheiro" no jogo. Um bom exemplo é quando um dos parceiros tem mais tempo para jogar que o outro. Em certo momento a parceria ou até mesmo o casamento IG pode ser desfeito por que aquela pessoa encontrou alguém com a mesma disposição de tempo para jogar.

Um caso, infelizmente comum, é de quem se aproveita dessa liberdade para obter vantagens. Jogadores inescrupulosos que fazer personagens femininos somente para "conquistar" jogadores incautos e pegar itens, kamas ou até mesmo contas e sumirem. Por isso a regra de NUNCA passar seus dados ou itens é tão importante.

No fim é como um dos jogadores disse: "O problema de verdade, é quando você confunde seu jogo com sua vida real. Muitos jogadores novatos não têm uma diferenciação entre seus avatares e si mesmos. É sua maneira de ver o jogo que está errada e não o jogo em si."


Lembrando:
Nossa promoção está ai e vai te dar um mês de Dofus de graça!