segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

[CONVIVÊNCIA] Dicas para conviver bem no Dofus

De acordo com o Michaelis

convivência
con.vi.vên.cia
sf (convivente+ia2) 1 Ação ou efeito de conviver. 2 Familiaridade, intimidade. 3 Reunião de pessoas que convivem na mais estreita harmonia.

Então podemos dizer que no Dofus, nós convivemos com muitas pessoas. Alguns jogadores chegam a falar mais com outros dentro do jogo do que fora dele.

Por isso, hoje eu queria falar com vocês sobre “boa educação” no jogo. Não as regras que estão no site da Level Up ou da Ankama, mas o básico que alguns já deveriam saber e não sabem ou não usam.
Alguns, eu imagino, só pegaram maus hábitos, mas continua sendo algo irritante.




Do que eu estou falando? Bom, vou colocar aqui o que eu juntei de informações de diversos sites pelo mundo e dei uma trabalhada aqui.


1– Não deixe a Educação de lado.

No fim, tudo se resume a ser educado e respeitar os outros. Todas as outras regras abaixo são variações e detalhamento dessa palavrinha básica.
Seja educado. Trate os outros como você gosta de ser tratado, ou será que você é masoquista e gosta de gente sem educação?

Não é difícil ser educado. No pior dos casos, nada de mais e no melhor dos casos você pode ganhar um amigo ou uma guilda de aliados.



- Não se esqueça do “Por favor” e “obrigado” e do “Desculpa” e “com licença”.

Parece bobo né? Mas muita gente nunca se lembra disso na hora de falar com os outros.
Já cansei de ver pedidos (ver, “esmolas” abaixo) sem um por favor, ou gente que simplesmente vai fazendo as coisas (ver “desafios” e “grupo” mais em baixo)

Não precisa ser formal, mas olha a diferença:
 A)    Ondi eh o calaboço dos Chaff, em manu?
B)    Oi, por favor, você sabe onde fica o calabouço dos Chaffers? (torque o “Por favor” por um “pf”, pelo menos lembra algo de educação.)

Tem as respostas típicas
A)    *sai correndo sem falar nada*
B)    Opa! Obrigado! (Pode ser um “Valew!”)



- Não peça esmolas!

Quantas vezes nós já não vimos mensagens como:

MI AJUDEM A ABRI MEU BANCO! PRICIZU DI ZENI (ops) KAMAs!!! @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
MI AJUDEM A ABRI MEU BANCO! PRICIZU DI KAMAs!!! @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
MI AJUDEM A ABRI MEU BANCO! PRICIZU DI KAMAs!!! @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
MI AJUDEM A ABRI MEU BANCO! PRICIZU DI KAMAs!!! @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
MI AJUDEM A ABRI MEU BANCO! PRICIZU DI ZENI (ops errei novamente) KAMAs!!! @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Apesar da piada com Ragnarok, temos muitos chatos assim no Dofus. Eu tenho ido ao banco de Brakmar só pra não ter que agüentar gente assim em Asnoob... digo... Astrub!
Precisa gritar? Precisa repetir? Precisa aquele monte de “arroba” só pra aparecer o “Atenção”?

Não precisa. Conseguir dinheiro no Dofus é ridiculamente fácil, principalmente quando você só precisa de alguns kamas para abrir seu banco!
Literalmente?
Vai bater em piwi, tofu, gobball... você consegue os kamas rapidinho.

Se MESMO ASSIM você sentir-se despreparado para uma tarefa tãããão difícil quanto essa...
Não berre.
Não bote os “@@@@”
Não fique repetindo.
Use os tais “por favor” e “obrigado”
E, principalmente, entenda que as pessoas não têm obrigação de te ajudar.

Uma recomendação pessoal. Eu nunca ajudo. A não ser que eu conheça ou que a pessoa seja extremamente educada. Dar esmolas (seja em itens ou dinheiro) só estimula esse tipo de gente.

Já vi gente HORAS pedindo grana quando podia estar lutando pra conseguir a grana.



- Não pule em lutas

É, to falando com você, xelor, que tentou por 5 vezes (CINCO VEZES) entrar na minha luta ontem.
Ser chutado as quatro primeiras vezes não foi explicito o suficiente?
Eu realmente precisava trancar a luta?
E se ontem, domingo, aconteceu com um xelor, já me aconteceu com quase todas as raças nos últimos dois anos.
Quando montei meu Zobal, um imbecil entrou só pra me atacar...
Que mania tosca.
Dofus tem um “Pedido de Ajuda”. Um botão que quem entra na luta primeiro pode clicar para chamar por ajuda de quem está fora.
Agora, sobre entrar para atacar... ô vontade de falar ALGUNS palavrões.
É o infeliz com problemas pessoais (provavelmente tem algo MUITO minúsculo entre as pernas) e pula em lutas, normalmente em Incarnam, pra bater em quem tem dez ou vinte níveis a menos... É tipo aquele “Zé povinho” que antes se achava o máximo por que pegava nível 100 em Incarnam.
Uma vez eu perguntei pq um deles não descia...
Ah sim, eu sempre perguntava, mas só um foi homem suficiente pra falar.
Sabe o que ele me disse?
“Ah, mas lá em baixo eu ia perder muitas lutas...”

DÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ!!!

Vou parar esse assunto dos combates, essa resposta diz tudo.



- Não insista no Desafio

Aqui, além de tudo, vem a segunda parte, do por favor, com licença...
Quer desafiar, OK...
1 - Não insista. Já é chato pular uma tela de desafio, se você nega e vem mais umas dez vezes, é ridículo.
2 – Pergunte. Não custa nada manda, nem que seja em PVT “Vamos x1?” E olha que nesse caso até passa sem um “por favor”
3 – Se já errou os dois primeiros e resolver insistir, na segunda faça certo, fale com a pessoa.
ÓBVIO, isso não vale pra missões de alinhamento! Você também não precisa chegar e soltar:
“Senhor Sacrier, eu posso te agredir?”
Ai o “senhor sacrier” pede um minuto, coloca o equip de PVP e você se lasca...
Entendam, são duas coisas diferentes.

OBS: Eu uso “senhor sacrier” ou “senhor osa” ou o que for, em lugar do nome do personagem, eu também não vejo por que falar “senhor Hargon” pro meu Zobal, se fosse só “ei Hargon” já é bom.



- Não encha o saco dos outros por Grupo

Sério, se eu tivesse como, eu bloquearia... ah eh.. eu tenho como! Chama “ignorar”

Não fique oferecendo grupo pra todo mundo que entra na tela. Quando falo em oferecer grupo, fala da tela de convite. Fazer a pergunta verbalmente é certo “Senhor Sadida, eu tenho nível 24 e estou indo fazer a quest da colheita eterna, quer vir?”
Olha só. Nem precisei usar o “por favor” e “obrigado”, mas foi educado! OK, que eu falaria pro amigo do nível 24 ir fazer algo mais simples, mas acho que vocês entenderam.

Ah sim, e não fique repetindo
mi dah grupo!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
mi dah grupo!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
mi dah grupo!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
mi dah grupo!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
mi dah grupo!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
mi dah grupo!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
mi dah grupo!@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Vai catar coquinho! Tente algo assim
“por favor, senhor Xelor, posso entrar no seu grupo? Sou um fortíssimo Enutrof nível 19!”
Bom, se isso for em gobball ou em Incarnam, até vai né! Fora que Enus sempre ajudam nos drops.


NOTA: INVOCAÇÕES NÃO ROUBAM XP NEM DROP DE MONSTRO. COLETORES NÃO ROUBAM XP NEM DROPS.  Não insistam na burrice. O coletor tem seu próprio drop e XP, não muda nada pra você.



- Não deixe sua guilda na mão

Acredito que hoje em dia a maioria tem guilda, ou consegue uma fácil. Então vou deixar umas dicas básicas pra convicência em guilda. Falo com a experiência de ter sido de várias guildas e já ter cuidado de uma com mais de 30 membros.

A - Siga as regras acima. Afinal ninguém numa guilda é obrigado a te dar dinheiro, itens, grupo ou te upar. Na guilda é mais fácil tentar pedir educadamente e conseguir algo.
B - Ajude os outros sempre que puder. Não é sua obrigação, mas  você se aproveita das vantagens da guilda para ter padoque, casa e um grupo de pessoas para te ajudar. Então retribua o favor.
C - Xp pra guilda. Algumas guildas dão um valor mínimo obrigatório, outras deixam a sua escolha. Doe sim. Final se a guilda vai bem, mais gente entra e mais gente pra ajudar aparece. Fora que depois vem mais padoques, mais casas...
D - Líderes de guilda não são banco. Os principais de uma guilda costumam ser mais ricos, mas além disso nem sempre ser verdade (eu tenho 1mk se eu somar meus 3 personagens, quero ver me chamarem de rico) o cara não tem obrigação de te dar coisas/itens/kamas. Eu mesmo ajudo sempre que posso, mas não tolero quem me cobra como se fosse minha “obrigação”. Eu sigo a dica de cima.
E - Não abuse dos coletores e dos padoques. Padoques são caros e coletores são poucos. Não monopolize! Além de ridículamente egoísta, faz com que a regras de controle de coletores/padoques, apareçam.
Ex.: “Só quem doa 5% ou mais pode usar coletor e só quem doa 15% ou mais pode usar padoque.” Ou, sei lá “quem doar mais de 43654365 de XP tem direito a padoque e coletor.”
Óbvio, vale o mesmo pra casa da guilda.



- Não sacaneie os novatos

Pô... todo mundo já foi novato no jogo um dia. Não custa nada ajudar com dicas ou pelo menos não ensine errado, roube itens, engane...
Quando eu posso e tenho tempo, não me nego a ajudar. Já dei até equipamentos para novatos, já ajudei a UP, etc. Tem gente hoje em dia que tem nível 200 e eu me orgulho de ter ensinado a jogar! (vergonha, eu num tenho lvl 200)


Pois é!
Podem parecer bobas as minhas dicas.
Imagino que tem gente que pode até rir, mas tem gente que erra em tudo isso e pior! Tem gente que se orgulha!

Vamos fazer do Dofus um jogo melhor a cada dia! Seja educado!