sexta-feira, 4 de março de 2011

[Tutorial] Sadida Shoes

E ai povo!

Estou sempre procurando material bacana para vocês e hoje, coincidentemente, achei um sobre uma de minhas raças favoritas, os Sadidas!

Parabéns ao Spinafry® pelo belo texto e fiquem de olho! Ele ainda não terminou, mas achei desperdício não postar aqui. Assim que ele for colocando mais informações eu posto aqui e aviso vocês, OK?

Sempre que tiver um material bom sobre Dofus, ele vai estar aqui na Dofus News!

Se você topar com um material de Dofus e quiser vê-lo aqui, entre em contato!

Agora clique ai em baixo e leia esse fantástico material!




Eu a algum tempo estava trabalhando num projeto de tutorial sobre sadidas. Um manual completo da clase abordando todas as principais contruções para esta clase. Consegui chegar até este documentario. Mais preciso da sua ajuda para melhorar. Conto com vocês. Até o presente momente temos isto!

Outra coisa. O Portugues. Estou corrigindo. Logo mais tiro essa mensagem junto com os erros kkkkk!!!

G U I A - S A D I D A

1. Informacoes Gerais
Os Sadida na minha opinião são muito uteis tanto em batalhas solos quanto em grupos. Possui magias de medio alcançe que podem ser de area ou não dependendo de sua build. Alem de ter acesso a uma série de Bonecas que podem ser muito uteis para diversas situações. As bonecas invocadas pelos Sadida (ao contrário de muitos summons) geralmente não causam dano direto. Em vez disso, eles servem como pontos estratégicos no campo de batalha.
As bonecas são usadas principalmente como distrações, e as bonecas podem "aleijar" muitos oponentes com a perda o MP, AP, PA e perda de resistência. Isso pode efetivamente deixar um adversário impotente sem movimento ou ações em seu turno.
Eles também possuem magias muito boas removar os efeitos magicos de um adversário ou aliado, além de conseguir envenenar a todos durante varios turnos causando assim um ótimo dano acumulado no final.
São conhecido mais tradicionalemente por atacar com muita força causando bons danos. Eu conheço três boas configurações para o sadida. Cada uma com suas caraceristicas próprias. A mais tradicional é a baseada na Terra. Mais não menos efetivas existem a de Fogo, a de Água e a baseada em Danos.



1.1 - Perfil

Como ja citamos suas especialidades sao a invocacao de bonecas, envenenamento e ataques a media distancias.
O Sadida utiliza como arma principal os cajados (100% de dano). As outras nao sao utilizadas por eles na pratica exceto quando sua build é diferente de Terra ou Fogo. Um exemplo disso e com a build de Dano e Agua. O primeiro utiliza algumas espadas como Picador de Gelo para maior dano ou Martelos quando a build é de Agua.

1.3 - Caracteristicas Basicas
Em cada nível alcançado, você ganha 1 ponto para adicionar seus feitiços, 5 pontos que caracterizam e 5 pontos de vitalidade.

Veja abaixo o quadro de distribuicao de suas caracteristicas:


1.4 Prós e Contras
1.4.1 - Prós
  • Habilidade de Remover PM
  • Habilidade de Debuff
  • Otimo para Grupos
  • Bom em lutas solos
  • Recomendado para novatos
  • Muitas armas disponiveis
1.4.2 - Contras
  • Adiversários de Longo Alcance: Você terá muita dificuldade contra esses adiversários.
  • Scrolling/Equipamentos são caros. Normalmente os Sets que dão Vitalidade e Força são os mais usados, e bastante caro.
  • Bonecas com pouco HP.
  • Custo alto para botar um ponto de força em nivéis baixos.
  • PvP autamente estrategio. Saber usar as bonecas e as magias no momento certo e crucial para uma vitoria.
1.5 - Legenda
Apartir de agora irei utilizar essas imagens para indicar de qual build ou de que tipo de elemento é a magia ou equipamento:
= Elemento Ar (Build de Agilidade)  
= Elemento Terra (Build de Forca)
= Elemento Fogo (Build de Inteligencia)
= Elemento Agua (Build de Sorte)
= Elemento Neutro (Build de Dano)

2. Magias
As magias do sadida seguirão as legendas acima. E voce deve upar as para lvl 6 seguindo elas para cada build. Exemplo: Você deve estar questionando "Spina porque você colocou os elementos Terra e Neutro se a Sarça é de Terra apenas?. Respondo: "Não é o Dano da Magia! Ela quer dizer se você for de build Terra ou Dano(Combo) ela tem que ser upada para o lvl 6 assim que possivel. Somente algumas excessoes nao se encaicham nesses casos, como alguns bonecos. Mais mais abaixo voce vera!

2.1 - Sarça (lvl.1): Principal ataque do Sadida de Força, 11-18 dano do elemento terra no lvl 6 a um custo de 3PA a partir dai. Antes ela custa 4PA.

2.2 - O Bloqueio (lvl.1): O bloqueador funciona como uma "boneca tanque", ela tem uma vitalidade um pouco maior que a média de outras invocações e tem uma alta dose de agilidade suficiente para travar muitos adversários e, assim, interferir com o seu jogo. Ja que quando um inimigo é travado ele perde alguns PA's e PM's.

2.3 - Veneno Paralizante (lvl.1): Essa magia faz com que o adiversario perca 2PV a cada PA utilizado. Isso no final das contas ajuda e muito para aquelas lutas apertadas que apenas um detalhe pode fazer diferenca. Alem disso ela pode ser utilizada nos combos da build de Sadida Fogo. Mais isso iremos falar mais adiante.

2.4 - Sacrificio de Boneco (lvl.3): Este feitiço faz o conjurador ganhar PV quando ele pune uma invocação. Não é muito utilizada por todas as builds pois causa danos apenas em invocações aliadas ou inimigas causando danos em Agilidade.

2.5 - Lagrima (lvl.6): Esta é a principal magia para os Sadidas de Agua. Apesar de causar um bom dano possui um problema. Ela é linear. E isso vai trazer algumas dores de cabeca durante algumas lutas. Veja mais no topico de Sadidas de Sorte.

2.6 - A Lunática (lvl.9): A Lunática é feita de ossos de Chafer. Encontra prazer em importunar os inimigos do conjurador. Essa bonequinha pode ajudas muitas vezes. Ela tira PM e PA(No critico) do adiversario. O problema dela (assim como os outros bonecos) ela possui pouca vida. Mais mesmo assim compensa. Quanto mais Sabedoria voce tiver mais efetiva ela fica.

2.7 - Sarça Amenizante (lvl.13): Seu primeiro efeito é tirar(Sempre) 4PM's do alvo, Por um custo muito baixo de PA (2PA no lvl 5). Seu segundo efeito se divide em duas partes. Para aliados ele cura bastante para compensar a perda de PM. Ja para inimigos a cura e insignificante. Com certeza é uma das magias mais usadas em PvM ou PvP pels sadidas. Essa Nao precisa ser upada para o lvl 6 se voce quiser.

2.8 - Poder Silvestre (lvl.17): Sylvester Power é um feitico de defesa Sadida, oferece resistências fixas para suportar praticamente todos os ataques inimigos. Permite ao Sadida não ser afetado por seus venenos e os dos seus inimigos. No entanto, o Sadida deixa de ser capaz de efetuar alguma ação ou movimento, que pode dar tempo para o adversário definir a sua estratégia. Muito usado nos nos para finalizar lutas que possam estar perdidas. Porem se alguem lhe bater impurando-o contra a parede vc recebera esses danos. Primeira magia indispensavel para Sadida de Dano (Combo)

2.9 - Boneca Kamikaze (lvl.21): Boneca Kamikaze procura um inimigo e o explode. Nao depende de nenhum elemento e seus danos almentam de acordo com o seu nivel. Alem de terem um custo baixo de PA. Em outras palavras, é uma fonte de ar tipo de dano para todos os tipos de Sadida, por que não usá-lo?

2.10 - Terremoto (lvl.26): Terremoto inflige danos em todos os personagens na área do efeito. Voce ira utilizala quando for Sadida de Fogo ou de Dano para upar sozinho ou em grupo para matar grandes grupos de monstros. Alem de ser muito util no PvP. Muita gente reclama disso. Nao ligue para eles.
Junto com Vento Envenenado e Veneno Paralizante voce causara um bom estrago nos adiversaros, mais isto irei explicar nas builds especificas. Segunda magia indispensavel para Sadida de Dano (Combo)

2.11 - Conhecimento de Bonecos (lvl.31): SEsse aqui vai do gosto do fregues. Ele permite almentar o numero de bonecas que voce pode sumonar de uma vez no campo de batalha. Ele ficara ao seu criterio. (Upei este utilizando Pergaminhos de Magias)

2.12 - Sarça Múltipla (lvl.36): Uma boa magia de area para os Sadidas de Terra ou Dano alem de ter baixo PA. Será necessário em varios casos para acertar inimigos escondidos atras de obstacuos. Sua área afeta incríveis 41 casas, o que pode afetar toda uma equipe nos mapas adequados.

2.13 - Árvore (lvl.42): Árvore é uma criatura estática inanimado, do mesmo gênero da Cawotte. Usado principalmente para criar uma barreira que divide a linha de visão dos inimigos, também é interessante quando combinada com o Sacrificio de Boneco em alguns momentos para recuperar alguns pontos de vida, ja que ela possui pouca resistencia ao elemento ar. Otima para PvP apesar de voce pensar que nao eh muito util.

2.14 - Vento Envenenado (lvl.48): Vento Envenenado envenena todos os jogadores na área de efeito e faz com eles percam inteligência por vários turnos. Ele, como ja disse, é utilizado em conjunto com outras magias. Terceira magia indispensavel para Sadida de Dano (Combo)

2.15 - A Inflável (lvl.54): Esse boneco é utilizado por todas as build do sadida. Ele cura(pouco) no seu turno porem o mais importante são os PM que ela dá ao seu invocador. Ela no nivel 6 pode ser chamada uma vez pa cada 2 turnos. A estratégia com esses bonecas é tentar mantelas escondidas atras de voce para não serem atingindas. Com elas voce tera uma melhor flexibilidade durante suas lutas já que terra muitos pontos de movimento.

2.16 - Sarça Agressiva (lvl.60): Esse é dos poderes mais aleatórios do jogo e com um custo de PA elevada, agressivo é focada exclusivamente para Sadida Terra. Infelizmente tambem é um poder linear e limitado a poder ser usado apenas uma vez por alvo. Em contra partida utilizando o Anel Relva fica muito facil deixa-la 1/2 no Critico. Assim voce tera um damo monstruoso em boa parte das vezes..

2.17 - Erva Selvagem (lvl.70): PErva Selvagem é a segundo magia para remocao de PM de alvos do Sadida. Porem esta possui uma área e causar danos de fogo no alvo. A perda de PM é porem, nesta magia, depende da Sabedoria dos alvos. Seu custo AP é ligeiramente superior Sarca Amenizante, mas a sua área de efeito que lhe permite tocar / interferir com seus oponentes que estão escondidos atrás de obstáculos, que é uma vantagem enorme.

2.18 - Incêndio Florestal (lvl.80): Essa é o principal dano de Sadidas de Água e de Fogo, seu alcançe base é ligeiramente inferior ao da Sarça , mas voce se beneficia duplamente de bônus de dano no equipamento. Poderoso em seu nível 5, ela se torna formidável ao nível 6, com a transição para o custo de 3 AP por turno, sem limitação, o que torna mais gerenciável para que Sarça.

2.19 - Sarça Insolente (lvl.90): Sarça Insolente desaparece na terra e volta novamente para remover todos os efeitos mágicos de um jogador. Otima magia para todas as builds do sadidas e principalmente para as builds de Fogo e Dano. Mais abaixo iremos explicar melhor o uso dessa gracinha(A Hebi falando dela... kkkk).

2.20 - Boneco Ultrapoderoso
(lvl.100): Boneco Ultrapoderoso pode invocar vários bonecos(3 no maximo, porem vc pode conjurar conhecimento em bonecos sobre ele), que reduzirão PM e resistência dos inimigos.


3. Suas Construção (Builds)

3.1 - Sadida de Agilidade: Muito raro. Já vo videos de Sadidas de Agilidade mais não vale muito apena. Eu não aconcelho. A não ser que queira ter um time completo de Agilidade e use o sadida apenas como suporte para Debuffar. Como você pode ver no video abaixo, o dano não se conpara com nenhum outro char de agilidade como Sacrier, Iop ou Eca. Porem como eu disse se tiver um time TODO de Agilidade até valeria a pena. Caso contrario nem tente.

http://www.youtube.com/watch?v=oJJp7a1jqEQ

3.2 - Sadida de Força: Esta é a build mais comum dos sadidas. A maioria dos ataques do Sadida são do elemento Terra. Porém, devido ao *softcap o custo desse elemento dobra ao atingir 50, fazendo com que a evolução seja mais demorada em relação aos Sadidas com base em outros elementos.
Para Esta build voce pode comecar sua vida ja com bons equipamentos sem muitos problemas para conseguilos(Depende de seus esforcos hehe). E tambem tem a vantagem de ter sua magia principal disponivel ja no primeiro instante de sua vida Dofuziana. A Sar
ça.

http://www.youtube.com/watch?v=s19lUmX8K9o


3.3 - Sadida de Inteligência: Build Muito Bacana. Utiliza a magia Erva Selvagem e Insendio Floresta como ataques principais. Porem e uma builda para Epic Level. Alem de tirar muito PM e ter um otima Cura. No Corpo-A-Corpo, existem varias armas muito boas para eles. Outra coisa bacana eh que varios itens de Int possuem Chance, deixando o Insendio Florestar mais forte.
Uma dificuldade para esta build sao as magias. Nao da para existir um Sadida de Fogo antes do lvl 70. A melhor coisa a se fazer para chegar ateh ai e ter uma boa arma de int e itens que aumentem os Danos. Geralmente usa-se itens de Int/Cha.

http://www.youtube.com/watch?v=GjkZHvBLz34


3.4 - Sadida de Sorte: O Sadida de Agua só possui uma magia de dano, Tear, que apesar de ter um grande range possui um grande problema, é linear. E para compensar essa magia (por ser em linha) o Sadida deve investir em PM. Para poder conseguir ter a possibilidade de ficar em linha reta com o alvo. Outra magia MUITO importante é a Sarca Amenizante. E altamente recomendado a jogadores experientes, principalmente quando se fala em PvP.

http://www.youtube.com/watch?v=S-OZwAfPhVg


3.5 - Sadida de Dano(Combo): O Sadida de Dano, conhecido popularmente por Sadida Combo, utiliza como base de seus ataques envenamento pelas magias Vendo Envenenado e Terremoto. E seus equipamentos sao escolhidos de acordo com o valor do Dano, %Dano e Forca (este elemento e o neutro estao ligados). Otimo em PvP e Tambem em PvM. O efeito do envenenamento eh de 4 turnos. Isso pode se trasformar em uma boa vit tirada do inimigo. Esse tipo de Sadida deve ter SEMPRE no MINIMO 8PA ate voce pegar nivel 117. Nesse level o combo baixa para 7PA se voce botar o Poder Silvestre no lvl 6. Pois ele passa de 3PA para 2PA. Abaixo estao os combos utilizados por esse tipo de sadida:
  • Combo 1(8PA ou 7PA): Vento Envenenado + Terremoto + Poder Silvestre
  • Combo 2(9PA ou 8PA): Vento Envenenado + Terremoto + Sarca Insolente*
  • Combo 3(11PA): Vento Envenenado + Terremoto + Veneno Paralisante + Sarca Insolente*
*Com esse combo vc consegue bater com outras magias no adiversario emquanto ele leva dano dos venenos. Porem so pode ser utilizado apartir do nivel 90 quando vc ganha a magia Sarca Insolente.

Muitos dizem que o sadida Combo acabou no 2.0. Se o Padre Quevedo fosse Sadida ele diri "Isto es una mentira".
Ao invez de ir upar nos Ratos voce pode optar pelo Cemiterio ao Lado de Bonta. Encontrar um bom mata ( QUE NÃO MUDAN como muita gente ainda pensa) e vai upar =D

http://www.youtube.com/watch?v=8iIVjxWOf0A


4. Armas
Como nos ja falamos acima a arma preferida do Sadida é o cajado. Porém, isso depende da build do Sadida.
4.1 - Espadas: Essas são armas muito usadas pelos sadidas. Existem muitos videos que aparecem sendo utilizadas por personagens de nível 190+). O problema é que possuem um alto custo de PA (entre 4PA e 6PA) e são efetivas apenas 90% do total do dano. Observei que as mais utilizadas são essas 4:
4.2 - Adagas: Não são muito utilizadas pelos Sadidas devido as suas condicoes. Pois geralmente se precisa de muita Agilidade para utiliza-las em niveis altos. Raramente vejo sadidas utilizando adagas. Mesmo assim deixarei algumas que podem ser interessantes:
4.3 - Machados: Esses aqui são opcoes alternativas para Sadidas de Sorte, porem existe o problema no custo de AP desses meninos e em algumas ocasioes vc deve magiar para Sorte. Como não tenho esperiencia com eles vou botar alguns machados que dependem apenas do elemento agua para ser equipado. Com isso voce poderia utiliza-los com a build de Sorte do Sadida. Se alguem tiver alguma sugestao é so mandar!
4.4 - Martelos: Este também é bem utilizado por builds de Sorte apesar da maioria deles precisar de Forca e/ou Inteligencia para equipar. Assim como os Machados creio que nao compensa voce utilizar martelos cujo dano final sera de 90% quando voce possui cajados que causam maiores danos com 100% no final. Porem, como eu disse, build de Sorte pode utilizados um cajado que vejo rolando direto em personagens basiados em Sorte:


4.5 - Cajados: Essa aqui é a principal arma do Sadidas - pelo menos os mais comuns. Builds de Dano, Terra e Fogo utilizam cajados. Entao vai uma listinha ai dos que voce usara no Mundo dos 12 se for de uma dessas builds. Voce ja deve ter percebido que estou organizando por nível. Nao esqueca a legenda apos o nome das armas


4.6 - Arcos:
arma pouco usada tem algumas que aumenta o critico. Tem danos baixos, e baixo custo de PA. Requer Força e Agilidade. Portanto Pouco usado por Sadidas de qualquer build.
4.7- Varinhas: Utilizada para aumentar o range, com um dano critico bom, não tenho muito que falar, eu vi poucos Sadidas usando esta arma. Requer Inteligência. Tambem pouco usado por Sadidas de qualquer build.
4.8 - Pás: Sadidas de Sorte também usam esse tipo de arma. A Pá de Bolo é ótima, diversos atributos de resistência e ao custo de três PA. Requer Sorte. Boa apenas para Sadidas de Sorte.

5. Equipamentos
São apenas algumas idéias nada a mais. Caso queira dar sugestões de equipamentos/sets, serão bem vindos. Se esse nao for seu primeiro char e voce tiver alguma grana vale a pena comprar alguns Pergaminhos de XP para acelerar o processo. Caso contrario vai ter que ser na raca. Outra dica
é: SEMPRE procure itens com SABEDORIA!
Eu digo sempre o seguinte, do level 1 ao 36 use apenas esses conjuntos:
Terminando...

6. Treinamento

6.1 - Level de 1~20: Aguardem...
6.2 - Level de 20~40: Aguardem...
6.3 - Level de 40~60: Aguardem...
6.4 - Level de 60~80: Aguardem...
6.5 - Level de 80~100: Aguardem...
6.6 - Level de 80~100: Aguardem...
6.7 - Level de 100~120: Aguardem...
6.8 - Level de 120~150: Aguardem...
6.9 - Level de 150~200: Aguardem...

7. Estratégia para PvP

7.1 - Sad vs Eni:

7.2 - Sad vs Feca:

7.3 - Sad vs Xelor: 
7.4 - Sad vs Enu:
7.5 - Sad vs Sram: 
7.6 - Sad vs Eca:
7.7 - Sad vs Osa:

7.8 - Sad vs Panda:

7.9 - Sad vs Cra: 
7.10 - Sad vs Iop: 
7.11 - Sad vs Sadida: 
7.12 - Sad vs Sacrier: 

Eu ainda estou aqui digitando o restante... heheheh... Mais tem muita coisa. Resolvi postar como ja disse para nao perder o trabalho ja feito!!!


Fonte: Spinafry® - Fórum Level Up!