quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PVM e PVM

Salve povo!

Não é segredo para ninguém que o Dofus no Brasil virou mais PVP (Player versus Player) do que PVM (Player versus Monster)
Talvez o que não se saiba é que muitos servidores europeus ainda tem mais interesse no PVM no que no PVP, sendo que esse último ocorre mais quando existe ataque a um coletor.

Na comunidade Dofus Brasil eu lançei a discussão e aqui gostaria de colocar mais alguns dados ostrano os pontos de cada um.





PVP
A grande vantagem do PVP é que nós, brasileiros, somos muito competitivos. Tanto que em competições entre os servidores nós só perdemos por que não temos equipamentos tão fortes quanto dos outros.
Fora isso PVP é a interação entre pessoas e não entre a Inteligência Artificial do jogo. Você pode papear e até brincar com os outros durante as lutas.
Mas a interação não é obrigatória. Jogadores solo ou que não gostam de interagir podem fazer muitas lutas sem abrir o bico e não dependem de ninguém para conseguir as coisas.
Como desvantagem, vejo justamente a interação. Brigas e discussões, devido a nossa vontade de ganhar, podem fazer de uma luta em um jogo, provocação e briga no mundo real. Fora que isso não gera dinheiro nem itens novos, levando vantagem quem tem dinheiro ou amigos.






PVM
Lutar contra monstros é o que o jogo foi feito. Tanto que as características de PVP entraram DEPOIS. Sempre existiu o desafio, mas nem sempre existiram coletores e as asas de Bonta e Brak vieram depois. Fora que coletor é sinônimo de guilda.
No PVP você pode circular por qualquer lugar tendo controle da situação. Você ataca o que você quer e não tem medo de ser atacado. Óbvio, se você vai onde existem monstros agressivos, então você sabe no que está se metendo.
Fora isso essas lutas dão XP e itens.
Outro ponto é a possibilidade de fazer calabouços. São extremamente divertidos e normalmente dão uma experiência ótima!
Para os sociais, ter uma guilda ou fazer parte de uma é ótimo com PVM. A oportunidade de pegar itens bons ou mesmo de fazer amigos, já que, diferente do PVP, você normalmente anda junto com eles para o bem comum.
Mesmo com um pouco de dificuldade para quem é solo ainda é uma alternativa. Mesmo que você perca para um monstro ele nunca vai tirar sarro da sua cara ou te chamar de noob...
O lado ruim é que Dofus supõe grupo para quase tudo. A trava de prospecção impede que itens bons caiam de lutas com um ou dois jogadores. Muitos calabouços exigem grupos grandes para passar. Alguns exigem raças e sexo específico!
Isso leva a necessidade de grupo e guilda, que nem sempre é fácil ou é estável. Muitas guildas já caíram por guerra de ego ou de poder e isso pode até acabar com uma amizade!





PVM com PVP
Talvez a medida mais honesta para quem é um pouco mais sociável.
Você pode acabar fazendo amigos mesmo entre aqueles que atacam seu coletor.
Você tem a chance de percorrer o mundo e sempre ter a quem pedir ajuda.
Ou seja, você tem todas as vantagens que eu citei em PVP e PVM.
Infelizmente você tem as desvantagens das duas. Se você é meio solitário ou não é bom em se enturmar, vai se sentir deslocado. Normalmente vai acabar indo pro PVM se quiser se isolar ou pro PVP se quiser “se vingar” do mundo.

Abaixo deixo um vídeo muito kawaii de uma pessoa que fez uma homenagem aos amigos em Dofus





O texto não apresenta respostas e sim apresenta dúvidas, mas lendo o que eu escrevi eu espero que você consiga achar sua própria escolha.
Afinal, esse é o segredo. O modo certo é aquele que te agrada (desde que você não faça nada ilegal).

Pensem nisso quando você ver alguém que joga diferente de você!