quinta-feira, 5 de maio de 2011

[Tutorial] Enutrof's Finger (PARTE 1)

E ai povo!

Tenho orgulho em apresentar um tutorial feito por nosso novo colaborador (pelo menos eu tenho fé que ele vai aceitar), o Gabriel Peres.

Inicialmente ele postou o tutorial na Comunidade Dofus Brasil, mas seria desperdício!

O material é ENORME, então decidi colocar em três partes (confiram aqui sempre as 15:00) para vocês não se cansarem de ler.

Então acompanhem aqui esse ótimo material!


Fiz esse tutorial para mudar a idéia de que as pessoas têm sobre a raça, mostrando o potencial que a raça pode ter.

O criei também pela escassez de material útil na internet, quando comecei jogar tive como ajuda tutoriais antigos e desatualizados, implementei também nesse tutorial um pouco sobre as builds alternativas de um Enutrof já que material sobre isso em fóruns brasileiros são raros.


Fiz o tutorial com o conhecimento que adquiri em pesquisas e no jogo, tudo que esta nele é meu ponto de vista sobre a raça, por isso não levem esse tutorial como algo definitivo, acredito que há muitas coisas para se implementar ou ate mesmo corrigir.

Caso queiram copiar partes do tutorial ao ate mesmo ele inteiro para outros fins, podem fazê-lo mais me dêem os devidos créditos.

Criticas, sugestões, analises são bem vindas. :)





Dinheiro no Bolso!

Esse é o lema de qualquer Enutrof, já que são Caçadores de Tesouros natos!
Sempre em busca de tudo que pode render Kamas.

Mais não se engane Enu’s não são apenas para Drops, são uma classe bastante completa, em todos os sentidos, são uma raça com uma gama incrível de feitiços o que torna um Enutrof bom tanto em PvP quanto em PvM.

Possuem feitiços de danos de todos os elementos, possuem a capacidade de invocar aliados para ajudar nas batalhas, possuem feitiços de Buff’s positivos que aumentam algum atributo do próprio Enu ou de aliados, possuem também Buff negativos que retiram algum atributo do inimigo.

Enutrof não é uma raça voltada apenas para dano como algumas, os efeitos de seus feitiços que fazem grande diferença no campo de batalha, por isso a raça é para jogadores inteligentes capazes de traçar uma boa estratégia, aproveitando assim todo seu potencial.

Como eu costumo dizer; “Você pode esperar um efeito ate ao se sentar!”

Características:

Irei citar as características principais da raça.

·       Manipuladores de Atributos:

Uma das grandes características da classe é manipular os Pontos de Movimento (PM) do adversário, eles podem tirar grandes quantidades de PM de um inimigo e ao mesmo tempo infligir grandes quantidades de dano. Esta característica é mais voltada para a Build de Chance, porem as outras Build’s também tem essa capacidade apesar de um pouco reduzida em efeito ou dano.

Outro atributo que o Enutrof pode manipular é o Alcance do adversário, podem tirar uma boa quantidade do alcance atrapalhando assim o contra ataque do inimigo. O feitiço responsável por isso é a Chave Redutiva que tem o custo mínimo de PA. Esta manipulação se encontra presente em todas as Builds de um Enutrof.

Outro atributo que eles podem manipular são os Pontos de Ação (PA) de um inimigo, apesar dessa manipulação ser um pouco ignorada pelos jogadores pelo fato do feitiço ter um custo alto de PA e um tempo de recarga elevado. Porem é um feitiço que se usado certo com certeza ajudara a reduzir a ação do inimigo. Pode estar presente em todas as Builds de um Enutrof, mais é mais acentuada em Build’s de Força e Agilidade.

·       Classe de suporte com ótimos Buff’s:

Buff’s são efeitos mágicos que podem ser usados para melhorar os atributos. Um Enutrof tem uma grande variedade de Buff para ele próprio como para seus aliados.

A raça pode aumentar sua Chance durante a batalha, aumentando assim a prospecção e o dano Água, pode aumentar também Força e Inteligência aumentando o respectivamente o dano Terra e Fogo, como você pode ver esses Buff’s dão suporte para Build’s de Chance, Terra e Fogo.

Outro Buff interessante de um Enutrof é o Buff de Critical, que pode ser útil em todas as Build’s.

·       Invocações:

Enutrof possui três invocações que lhe ajudam no campo de batalha, cada uma delas tem uma característica e um efeito, podendo ser bastantes úteis em todas as Build’s.

Uma de suas invocações é a Sacola Animada, esta sacola levara todos os danos por você ate a sua morte, outra invocação é a Pá Animada que tem a capacidade de repelir os inimigos e reduz a resistência à perda de PM, e por ultimo o Baú Animado que aumenta a sua capacidade de dropar itens.

·       Pode retirar efeitos mágicos (Buff’s):

Como já explicado antes Buff’s são efeitos mágicos que aumentam os atributos de um personagem, há também os Buff’s Negativos que reduzem os atributos de um personagem.

Enutrof pode retirar esses efeitos mágicos dele próprio, de aliados e de inimigos, esta habilidade é extremamente importante no jogo podendo fazer grande diferença em uma batalha.

·       Caçadores de Tesouros:

Como você sabe Enutrof’s são caçadores de tesouros natos! Eles têm essa característica por dois motivos.

O primeiro motivo é sua alta taxa de Prospecção (PP), que é o atributo responsável pelo drop, a prospecção inicial de um Enutrof é 120PP diferente das outras raças que possuem apenas 100PP.

A Build principal de um Enutrof é a Build de Chance, esta build aumenta ainda mais sua característica de Caçadores de Tesouros porque Chance aumenta sua Prospecção aumentando assim suas chances de dropar itens.

A cada dez pontos em chance seu personagem ira ganhar um em prospecção.

O segundo motivo vem de um de seus feitiços o Baú Animado, este feitiço invoca um baú que aumenta sua própria prospecção de 10 a 20 com uma duração de 5 turnos, no final se o baú acumular seus feitiços ele terá um bônus de 50 a 100 em prospecção.

No final da batalha tudo que o baú dropar será seu.

Feitiços:

Vou explicar todos os feitiços de um Enutrof e qual sua importância em uma batalha, e em quais Build’s esses feitiços se encaixam.

Não vou detalhar os feitiços para não ficar muito extenso, se você quiser saber os mecanismos do feitiço pode entrar no site oficial. Para saber, por exemplo, o dano, o custo de PA, o alcance, a taxa de acerto critico, etc.

A seguir uma explicação de todos os feitiços:

Puxão:

Buff negativo, aprendido em qualquer level.

Este é o feitiço especial da raça Enutrof, você pode adquiri-lo ao matar um Dopple no Templo Enutrof e trocar o Dopplon pelo feitiço.

Este feitiço faz com que todos no campo de batalha percam 100 PM’s durante um turno, porem depois que acabar o efeito o seu conjurador fica 1 Turno com – 100 PM’s.

Um feitiço interessante para se conseguir tempo, porem tem que ser usado na hora certa, se não pode te levar a morte.



Invocação aprendida no Level 1.

Este feitiço é uma das invocações de um Enutrof, ele da vida a uma sacola que levara todos os danos por você ate a sua morte.

Também pode ser usado como um meio de “teletransporte” já que a sacola troca de lugar com seu conjurador quando este sofre algum dano.

Muitas pessoas não usam esse feitiço pelo fato da sacola ter pouca Vitalidade, porem no level 6 esse feitiço tem o custo de 1 PA o que torna seu uso bastante interessante em algumas situações.

Este feitiço esta ligado a todas as Build’s principalmente as de Força e Agilidade já que estas usam mais o combate corpo a corpo.



Feitiço de dano Terra, aprendido no Level 1.

Este feitiço tem o dano tipo Terra, o conjurador arremessa uma pá que da dano no inimigos.

Este feitiço esta ligado a Build de Força, é um dos principais feitiços dessa Build o que o torna obrigatório.

Este feitiço é muito bom quando acorre um Acerto Critico, já que seu dano Base passa a ser 25 Dano (Terra), o que o torna estável.


Feitiço de dano Água, aprendido no Level 1.

Este feitiço faz o conjurador arremessar moedas com dano Água
em seus inimigos a uma longa distancia, o dano desde feitiço é baixo, porem, seu alcance é muito alto e seu custo é 2 PA, possibilitando usá-lo três vezes em um turno.

Este feitiço esta ligado a Build de Chance e será seu único feitiço com dano Água ate o level 60, por isso se deve aumentá-lo o quanto antes.

A chance dos equipamentos não ira trazer grandes mudanças no dano, procurem obter equipamentos que dêem “+ Dano”.



Feitiço do tipo Fogo, ganho no Level 6.

Este feitiço é de grande importância em todas as Builds de um Enutrof, não pelo seu dano mais sim pelo seu efeito critico.

Esse feitiço é capaz de remover Buff’s quando ocorre acerto critico, pode remover Buff’s no conjurador, em seus aliados e também em inimigos.

Para as Builds de Chance, Força e Agilidade é interessante deixar esse feitiço pelo menos no Level 5, já que fica com a taxa critica de 1/10 e como o custo de 4 PA.

Extremamente importante para a Build de Inteligência, não só pelo seu efeito mais também pelo dano que pode causar ao inimigo, é uma das prioridades da Build de Inteligência.


Feitiço de Buff aprendido no Level 6.

Este feitiço é um Buff positivo, ele aumenta a o atributo Chance de seu conjurador, aumentando assim o dano Água e sua Prospecção, o que torna este feitiço essencial na Build de Chance.



Feitiço de Buff ou Cura aprendido no Level 9.

Este feitiço tem dois efeitos, um Buff de Critical ou um Buff de Cura, há 50% de chance de sair um ou outro, este feitiço pode ser usado no próprio conjurador ou em aliados.

É um feitiço interessante para todas as Build’s principalmente pelo seu Buff de Critical, porem, há outros feitiços que devem ser aumentados primeiro que este veja se ele realmente vai ser útil na sua Build antes de aumentá-lo.

É um ótimo feitiço para a Build de Inteligência já que ambos Critical e Cura são importantes para esta Build, com certeza será importante.


Feitiço de dano Terra, aprendido no Level 13.

Este feitiço tem um dano em área em forma de cruz, apesar do dano baixo é muito importante para a Build de Força sendo o segundo feitiço de dano dessa Build.

Este feitiço é interessante por ser em área podendo afetar vários inimigos, outro ponto positivo que vejo nele é o fato de poder acertar jogadores escondidos atrás de algum obstáculo.



Feitiço de Buff negativo, aprendido no Level 17.

Este feitiço é perfeito, talvez um dos melhores do jogo. Ele retira Alcance de seus inimigos com o custo de 1 PA e com um alcance alto.

É muito útil pelo fato de que o inimigo não poderá te acertar se não tiver alcance para isto, fazendo ele recuar ou se aproximar.

Feitiço importante para todas as Build’s de um Enutrof.



Feitiço de dano Ar, aprendido no Level 21.

Feitiço voltado para Build de Agilidade pelo fato de ter dano Ar, ele pode roubar PM de um inimigo.

Este é o único feitiço com dano Ar de um Enutrof que pode ser usado em inimigos, por isso é importante na Build de Agilidade.



Feitiço com dano Ar, aprendido no Level 26, voltado apenas para invocações.

Este feitiço tem um ótimo dano em invocações, podendo matá-las facilmente.

É um feitiço útil em todas as Builds, porem, para usá-lo é altamente recomendado ter 101 Agilidade Scrollado para ter um dano satisfatório.

Se você usar a Build de Chance, Força ou Inteligência e não tiver agilidade scrollada ou um bom bônus de agilidade em equipamentos você não deve aumentar este feitiço.

Um feitiço muito importante para a Build de Agilidade, com certeza será o terror de Osamodas.


Buff positivo aprendido no Level 31.

Este Buff aumenta consideravelmente a Força e Inteligência de todos no campo de batalha, seja amigos ou inimigos.

É um Buff muito importante para Build’s de Força e Inteligência aumentando consideravelmente o dano Terra e Fogo, porem deve ser usado com cuidado porque também aumenta o atributo de inimigos.

Você pode utilizar esse feitiço em conjunto com a Pá Espectral para retirar o Buff de inimigos que se beneficiem de Força ou Inteligência.



Feitiço com dano Fogo, aprendido no Level 36.

Este feitiço é bastante interessante pelo fato de não precisar de alcance para ser usado, podendo acertar qualquer inimigo que se esconda atrás de obstáculos.

Feitiço com dano baixo com um ótimo efeito e um custo de 3 PA podendo ser usado três vezes em um turno com 9 PA.

Feitiço voltado para a Build de Inteligência pelo fato de ter o dano Fogo.


Um Buff negativo, aprendido no Level 42.

Este feitiço esta a altura do feitiço Chave Redutiva, ele pode retirar Pontos de Movimento (PM) de um inimigo com o custo de 1 PA e um alcance muito alto.

Feitiço voltado para todas as Build’s de um Enutrof, você poderá retirar Pontos de Movimento (PM) de seus inimigos fazendo com que eles tenham dificuldades de se aproximar.



Um Buff negativo, aprendido no Level 48.
Este feitiço tem um efeito muito interessante pode retirar Pontos de Ação (PA) de inimigos.
É um feitiço interessante para todas as Build’s, porem você deve analisar se ele pode ou não entrar em sua Build.
Este feitiço apesar de ter um efeito interessante tem um custo de PA alto e uma recarga mais alta ainda.
Pessoalmente acho interessante em Builds de Força e Agilidade já que estas usam bastante o corpo a corpo.


Um Buff positivo aprendido no Level 54.

Este Buff pode aumentar os Pontos de Movimento (PM) de seu conjurador ou aliados.
E muito importante em todas as Builds de um Enutrof para se aproximar ou fugir de um inimigo facilmente.



Feitiço de dano Água, aprendido no Level 60.

Este feitiço é um dos principais na Build de Chance tem um ótimo dano, custo de 4 PA pode ser usado duas vezes por turno facilmente.

O melhor desse feitiço é seu efeito no acerto critico, ele pode remover Pontos de Movimento (PM) de um inimigo, e sua taxa de acerto critico é muito baixa 1/5.

Este feitiço pode ser usado em todas as Build’s pelo seu efeito, porem o dano dele não será tão alto assim, se for usá-lo em outras Build’s deve analisar o melhor momento para encaixá-lo.


Feitiço dano Água, aprendido no Level 70.

Principal feitiço de dano da Build de Chance, tem um dano bastante alto podendo causar grandes estragos.

Tem o custo relativamente alto sendo 5 PA, e pode ser usado apenas uma vez em inimigos.



Buff positivo/negativo, aprendido no Level 80.

Este feitiço é capaz de curar grande quantidade de Vitalidade, porém faz com que este personagem pule um turno.

É um feitiço tático podendo ganhar tempo, mais pode curar inimigos, ou seja, deve saber a hora certa de usá-lo.

É interessante para todas as Build’s, porém não se deve aumentá-lo pelo fato de seu custo de PA não diminuir.

Você pode aumentá-lo na Build de Inteligência para ter uma ótima cura, pode aumentar se for usá-lo várias vezes em uma batalha já que seu tempo de recarga diminui bastante.


Invocação aprendida no Level 90.

Esta é uma das invocações de um Enutrof, tem a capacidade de afastar inimigos e ao mesmo tempo reduzir a resistência à perda de Ponto de Movimento (PM).

Outro ponto interessante dessa invocação é sua Vitalidade que é bastante elevada, isso faz ela se tornar um verdadeiro obstáculo no campo de batalha.

É interessante para todas as Build’s principalmente a de Inteligência, porém você deve analisar a hora certa de aumentá-la.



Invocação aprendida no Level 100.

Este feitiço invoca um baú que aumenta sua própria prospecção de 10 a 20 com uma duração de 5 turnos, no final se o baú acumular seus feitiços ele terá um bônus de 50 a 100 em prospecção.

No final da batalha tudo que o baú dropar será seu.

Muito importante para todas as Build’s de um Enutrof.

ACOMPANHEM AMANHA: BUILDS primeira parte




Tutorial feito por: Gabriel Peres