segunda-feira, 29 de agosto de 2011

[Novidade] Kolizéum

Já pensou em uma arena poder ir pvp em grupo e ainda ser recompensado(inclusive com experiência)por isso? Então, o sonho saiu do papel e em brave estará no servidor teste.

Está chegando ao Dofus mais uma novidade: o Kolizéum...

Os jogadores podem optar por se inscrever (sem grupo) no sistema do Kolizéum. Neste caso, o servidor vai procurar uma equipe em seu lugar. Mas, claro, também possível criar sua própria equipe (completa ou incompleta, com 3 personagens ou com dois). Para simplificar este processo, um novo grupo estarão disponíveis: grupo Kolizéum. Será é um grupo que pode ser usado junto com o sistema de grupo convencional, de forma semelhante: Mostra os membros do grupo e proporciona acesso direto a algumas informações para ajudar a gerir o grupo (visualização da iniciativa de cada um, mensagens para o canal do grupo, etc) ...





Mais informações (Quero dar um super MUITO OBRIGADA XD ao R@P#@E! que deixou tudo traduzido lá na nossa comunidade. Só tive que dar uma desgoogletradutizada (inventando novas palavras, é a maravilha da internet) e corrigir uns errinhos (deve ter uns persistentes ainda, mas vou revisando).

AVISO: O TEXTO É ENOOOOOOOOOOORME (para quem tem preguiça de ler) então, vamos com calma. Com o tempo vou procurando mais informação e explicando mais detalhadamente cada parte aqui apresentada. Vamos que vamos:


Apresentação Geral e Objetivos:

O Kolizéum é o nome que nós demos o nosso futuro PvP arenas (para evitar confusão com as arenas das cidades dedicada a monstros e depois... porque não encontramos muitos nomes melhores, apesar das nossas tentativas desesperadas. Sylfaen propôs "The Sixteen Arena", mas preferimos poupá-lo disso).

O Kolizéum será o nosso futuro sistema de PvP arena de multi-jogador, em que estamos trabalhando há vários meses e esperamos que você possa experimentar.

Nosso objectivo não é forçar os jogadores a fazer PvP, mas para incentivá-los a faze-lo. Por isso, o Kolizéum permitirá que todos os fãs de PvP possam conhecer e jogar juntos entre os jogadores dispostos a tal!

O Kolizéum designa também um prédio localizado no Maciço de Cania (diretamente acessível através de um novo Zaap) que permitirá aos jogadores se reunirem e participarem de atividades de serviços relacionados com PvP.

O sistema de Arena PvP estará disponível em breve no servidor de teste.


Detalhes:
-Chama-se Kolizéum.
-Será reservado apenas para lutar 3 contra 3.
-O personagem vai ganhar pontos de experiência e recompensas para fazer as coisas.
-A nova arena irá substituir a caça ao alvo.
-Não vai sair para a próxima actualização (teremos várias semanas de testes).
-Os personagens têm uma pontuação para determinar o seu poder, classificá-las e fazê-los enfrentar adversários que têm o mesmo poder.
-O sistema permite que você crie sua própria equipa ou deixar o servidor formar uma equipa.
-Não será capaz de escolher seus oponentes.
-Não haverá combates entre servidores internacionais. (triste/)

Acessibilidade

Para este sistema novo de PvP, decidimos nos livrar completamente do alinhamento mecânico que pode não ser a base para um sistema de PVP estável e confiável. Nós não queremos o alinhamento para reduzir o número de participantes no nosso sistema. O Kolizéum será também acessível aos personagens de alinhamento neutro.

O Kolizéum ao oferecer combates entre jogadores, cada equipe deve esperar por um adversário disponível para começar a jogar. A fim de não tornar essa espera muito dolorosa (pode ser longa, se não houver suficientes equipes para você enfrentar), o sistema permite ao Kolizéum registar em qualquer lugar do jogo (o registo é feito diretamente a partir de uma nova interface) e uma vez que o personagem se encontra inserida, ela pode ir tratar do seu negócio, fazer um combate, mover, fazer trocas e assim por diante.

Quando o servidor encontrou uma luta justa (jogadores suficientes para encher duas equipes), vai oferecer a todos os jogadores em causa a possibilidade de suspender as suas atividades para iniciar o combate PvP.

Se todos os jogadores concordarem, a luta será automaticamente iniciada (e os jogadores voltam à sua posição original uma vez que a luta é mais importante por concordância).
Se um ou mais jogadores recusam, a luta não vai acontecer e o servidor irá procurar por outros personagens disponíveis para completar uma das equipes registadas.

Existem algumas restrições para o acesso ao nível Kolizéum por personagens que será apenas para LVL 50 ou maior que se poderão se inscrever e terão acesso.

Cotações e incerteza:

Para criar com sucesso um combate equilibrado, o servidor precisa conhecer o poder dos personagens.

Este poder é representado como um símbolo visível, pelos jogadores envolvidos.

Seu cálculo é bastante complexo, mas aqui estão os principais princípios usados para determinar.
A avaliação consiste em dois valores:
- Mu: o poder percebido de um personagem pelo sistema.
- Sigma: a incerteza em relação a esse poder.
O valor Mu aumenta após uma vitória e diminui após uma derrota.
Sigma aumenta o valor depois de um resultado surpreendente e diminui após um resultado esperado.
Especificamente, se você perder uma luta que você teria que vencer ou vencer uma luta que você seria esperado perder, a imprecisão de sua pontuação vai aumentar, porque o sistema vai achar que seu poder é "mal interpretado".
Pelo contrário, se você ganhar quando você era um dos favoritos, e se você perder, enquanto você estava mais propensos a perder do que a equipe adversária, o sistema vai achar que suas previsões foram bem contra o seu poder e, portanto, reduzir a incerteza associada.
A avaliação de um personagem é: Mu - Sigma 3x.

Isto significa que um personagem cujo poder é importante, mas incerta, pode ter uma classificação muito baixa.

Geralmente, quanto mais as pessoas vão fazer o combate, mais a incerteza será pequena (o sistema terá mais facilidade para determinar a força dos personagens através do ranking).
Um personagem que nunca fez uma luta no Kolizéum não pode ter estatísticas de combate (ele nunca lutou contra o sistema ou seja este não pode conhecer o seu poder). Para evitar enfrentar os recém-chegados com ninguém, serão estes alocados tendo em conta poder e incerteza como base para cada personagem.

O poder será atribuído, inicialmente calculado com base no nível de personagem.
A incerteza atribuída é igual ao seu poder dividido por 3.
Com a classificação na fórmula utilizada (Mu - Sigma 3x), todos os personagens começam com uma taxa zero.

A fim de prever de forma mais eficaz do poder de novos utilizadores do sistema Kolizéum, o primeiro poder atribuído a cada novo personagem na sua primeira luta no Kolizéum serão atualizados dinamicamente, será feita a média dos valores do poder dos personagens na mesma classe e no nível mesma faixa.

Mas este valor só será utilizado para determinar a equipa e os adversários da primeira luta no Kolizéum. Logo, os resultados dos combates sejam feitos e actualizados ajudarão a refinar a classificação de cada personagem.

Para permitir a classificação dos personagens possam rapidamente atingir o seu valor real, mas também preveni-la de uma grande flutuação, a velocidade de evolução do ratting dependerão directamente a incerteza associada com o poder: se a incerteza é baixa, a classificação vai mudar lentamente. Se a incerteza é muito alta, as probabilidades vão mudar mais rapidamente.

Este sistema de classificação fornece um ranking dos personagens uns contra os outros de acordo com seu poder, mas também para conhecer o equilíbrio de poder entre vários personagens (a saber, o personagem A tem duas vezes mais probabilidades de vencer o personagem B, por exemplo). Essas relações de poder são usados para criar equipes equilibradas por ter personagens com o mesmo poder e o nível poderão ser diferentes.

Arenas para todos:

O sistema de classificação para calcular e determinar a reunião ("Matchmaking") tenta dar batalhas equilibradas (em que cada equipe tem 50% de chance de ganhar). Se você é talentoso ou é iniciante no PvP, seu personagem é altamente otimizado ou completamente nu, o servidor fará tudo para lhe proporcionar batalhas que você possa ganhar.

Isto significa, por exemplo, que um nível de personagem de 180 mal equipado e controlado por um jogador inexperiente vai jogar com equipes de personagens de nível 150. Da mesma forma, um nível de 100 muito bem equipado e muito bom no pvp pode jogar com equipes de personagens de nível 140.

O sistema é projetado para oferecer a qualquer jogador do jogo um jogo interessante e equilibrado.

Os Mapas:

Nós não queremos um "lock up" dos jogadores numa série de mapas de arenas com uma atmosfera clássica e uma estrutura potencialmente repetitiva.

Lutando no Kolizéum, portanto, irá ter lugar em um mapa do mundo de DOFUS seleccionados aleatoriamente de uma lista de mapas interessantes e adaptados para PvP. Que temos até agora seleccionado cerca de cinquenta mapas interessantes (a partir do qual você pode encontrar nos mapas do Goultarminator) e nós progressivamente iremos adicionar novos (e vamos remover aqueles que não correspondem).

Nós preferimos melhorar a capacidade dos jogadores para se adaptar a uma nova situação (de chegar em um desconhecido mapa ou que não tenham praticado muito) ao invés de aumentar a capacidade de memorizar a estrutura de alguns mapas e tácticas relacionadas com os mesmos.

XP para os bravos:

Queremos que o sistema Kolizéum seja um sistema alternativo viável de progressão para os personagens. Então, eles vão ganhar pontos de experiência (e alguns Kamas) no final de cada batalha vencida.

Estes ganhos de XP não são afetados pela sabedoria, o que significa que os personagens podem se concentrar unicamente na potência e eficiência de seus personagens.

Esses ganhos podem ser na maioria dos casos, inferior ao XP médio alcançado na luta contra monstros, mas devem ainda ser uma alternativa viável para como um meio de upar.

LOOT para os bravos:

Para o Kolizéum ser um modo alternativo de progressão, é necessário que os personagens também possam acumular recompensas materiais suficientes para equiparem-se.

É por isso que as pessoas que ganharam ao menos uma luta Kolizéum possam ganhar no dia seguinte uma recompensa na forma de chips: o Kolizétons (parece uma piada, mas não é).
Este prémio é distribuído para um Jogador+1 porque é com base nas melhores probabilidades que chegou ontem á vitória. O número de combates feitos no dia anterior não importa (excepto a maioria de vocês que estão lutando, para terem mais probabilidade de aumentar a pontuação máxima atingida).
Esses ganhos não são diretamente para recompensar o tempo investido na arena e o número de lutas feitas, mas, para recompensar aqueles que atingiram acima de todas as probabilidades (e, portanto, a eficácia) dos personagens.

Estes chips poderão adquirir do NPC Hannabelle Huaira (* risos *) duas atitudes e recursos.
Esses recursos podem ser usados na fabricação de dois tipos de objectos, troféus e Pedras de almas perfeitas.

Pedras das almas perfeita serão feitas por menos, elas vão simplesmente capturar monstros com 100% de chance de sucesso. As velhas pedras das almas para comprar a partir de NPCs estão definidas a desaparecer alguns meses após a implementação das arenas de PvP, queremos que a transição entre os dois meios de adquirir a pedra das almas seja progressiva.
Nós decidimos não propor termino das pedras das almas como um prendido de probabilidade perfeita, já que o sistema aleatório parece ser muito frustrante e... Aleatória.

Eles oferecem bónus exclusivo (cada troféu tem um bónus de cada vez) e estão disponíveis em três modelos de poder progressivo. Para equipá-los, devemos respeitar uma pontuação e critério (relativamente acessível, não elitista) e têm o nível mínimo requerido.

Não é possível ganhar várias vezes o mesmo troféu, mas é possível combinar os três troféus do mesmo tipo (dedo menor, normal e meio), que permite que você personalize seu personagem ainda mais, mas fazer sacrifícios (uma vez que ocupa uma slot com o troféu menores em vez de um troféu de outro tipo, por exemplo).

Trocar troféus usando os locais de Dofus, será possível mudar muito rapidamente graças ao equipamento rápido.

Para a saída, nós fornecemos um total de 81 troféus diferentes (27 troféus divididos em três níveis de energia), eles têm de melhor a que se especializam personagens uns contra os outros, para fortalecer determinados papéis, para surpreender os seus adversários e poder desenvolver novas "builds".

Troféus menos potente (menores) são muito fáceis de obter (uma batalha vencida Kolizéum, na maioria dos casos, para obter os recursos necessários para fazer mais), mas a última linha de troféus exigem um investimento significativo e rigor a cobrar!
Os valores de recompensa diária do sistema não são diretamente efetuados através do número de lutas pois há chances iguais; vencendo muitas batalhas não vai render mais de Kolizétons que se ganha num dia.

Esta é uma função que queremos testar, o que reduz as diferenças entre os jogadores que investem tempo considerável no jogo e aqueles que não podem investir muito tempo.
É possível que se somarmos todas as Kolizétons das mesmas recompensas, no mínimo após cada jogo ganhou um melhor valor para o acúmulo de vitórias, se acharmos que nosso sistema não funciona.

Em todos os casos, as recompensas que melhoram a classificação máxima diária afetam Jogador -1 ao invés do número de batalhas vencidas, será o principal material de sistema de recompensas.

Nós usamos a localização de Dofus, para fornecer uma alternativa real para as pessoas que têm pouco tempo de Dofus e incentivar os jogadores que tem que fazer escolhas tácticas e, talvez, algum sacrifício para o benefício de troféus Dofus que poderia ser mais interessante para o papel que eles querem jogar.

Os troféus são um novo tipo de equipamento, fabricado pela Proteção Smith. Este equipamento deve ser instalado em slots para Dofus.

Economia:

Os Tokens serão apenas Kolizétons e estão ligados a personagens (eles são armazenados no "quest itens" inventários, como os outros chips), uma vez adquirido contra os recursos, estes podem ser trocadas, compradas e vendidas.

Queríamos que o sistema Kolizéum seja para permitir que jogadores tenham progresso, ganhem experiência e tenham receitas suficientes para equipar, mas não queremos que o Kolizéum seja um sistema autónomo e os fãs PvP não possam ser encontrado para jogar em pequenos grupos, sem tomar parte directa ou indirectamente para o resto do jogo.
A economia tem um lugar muito importante no mundo do jogo, por isso, preferimos reforçar a sua importância com o Kolizéum.

As pedras de Alma como troféus não podem ser feitas directamente com os recursos que adquiriu quando venceu em Kolizéum. Esses objectos exigem a intervenção de vários negócios, a colecção de muitos recursos e uso de objectos de muitos dos monstros a serem feitas.

Se os seguidores de Kolizéum vão gerar lucro suficiente para se equipar, eles vão em qualquer caso, participar ativamente na vida econômica de seu servidor.

Tudo foi planeado para cada tipo de jogador. Quem tem pressa pode apenas, por exemplo, para trocar com o NPC os Kolizétons por recursos e vendê-los directamente por Kamas na casa de leilões dedicado, localizado no edifício Kolizéum.

Forjadores de escudos podem decidir não participar em qualquer combate do Kolizéum e comprar diretamente os recursos na famosa casa de leilões, reunir os outros ingredientes, fazer e vender troféus.

A chegada desses novos prémios devem assegurar uma recuperação significativa da actividade econômica que tem seu emprego no jogo que é um ponto que não muitas vezes não acontece, mas sabemos que temos a intenção de continuar neste caminho: aumentar diversidade de atividades económicas e reforçar a importância dos negócios.

Escudos:

O caso dos escudos é bastante difícil de gerir. Atualmente ele é essencial para equipá-los para ter um Rank PvP, que depende do número de pontos de honra que um jogador possuía. Não há atualmente nenhum sistema viável verdadeiramente representativo do poder de um personagem para ganhar pontos de honra.
Por isso, preferimos desativar escudos no Kolizéum. Eles simplesmente não são utilizáveis.

Nós podemos até mais tarde adicionar um equipamento de duplo padrão nos escudos utilizando critérios de classificação. É umas das possibilidades que estamos pensando.

Mas essa mudança não resolveria todo o problema, os escudos existentes têm apenas uma escolha táctica, porque uma pequena minoria de escudos inacessíveis superam todos os outros.
Restrições semelhantes aos utilizados para o Goultarminator (apenas alguns escudos são permitidos) também estão sob consideração.

Podemos ter de esperar uma revisão completa de escudos antes que eles possam fazer a sua aparição no sistema Kolizéum.

Ladder e Ranking:

A avaliação dos outros personagens não será visível “na linha” para sair do sistema.
Nós preparamos a exportação de valores de dimensão dos personagens para explorar a médio prazo uma "escada" no site oficial, por exemplo, poderia classificar os jogadores por nível, pela classificação, por vitórias, por servidores etc.

Este sistema porém provavelmente não estará disponível para fora da arena.

Multi Acc:

Nós ainda não tomamos uma decisão final sobre a operação a tomar das contas múltiplas no sistema de PvP Arena.

Na versão BETA, será possível usar várias contas de um PC para gravar vários personagens em uma equipa ou individualmente.

Os personagens listados separadamente, no entanto, não podem encontrar-se em equipes inimigas.
Os jogadores que irão controlar uma equipa inteira no PvP Arena será, evidentemente, uma vantagem (em geral é mais fácil de controlar 3 personagens que coordenar três jogadores), mas não terá uma taxa mais elevada de vitórias que os jogadores que controlam um único personagem, já que o sistema de "Matchmaking" estará sempre a oferecer-lhes o mesmo nível com as equipes mais equilibradas.
Jogadores que controlam mais de uma conta, podem portanto, se beneficiar de duas vantagens: eles vão aumentar as recompensas (o número de personagens que eles controlam) e terá uma classificação acima da média (o que lhes permitirá receber recompensas mais por personagem).

No entanto, eles vão interferir de alguns ganhos e outros jogadores irão ganhar ritmo.
É possível que a saída final do sistema de arena (ou alguns meses após seu lançamento), usando várias contas ao mesmo tempo a partir de um único PC seja totalmente proibido se acharmos que essa prática cria muitos desequilíbrios.

Confrontos entre os servidores:

Consideramos a possibilidade de permitir que os jogadores compitam em diferentes servidores para aumentar drasticamente o número de personagens disponíveis para compor as equipes.

Infelizmente, este continua sendo um desafio tecnológico para além do nosso alcance por enquanto.
A arquitectura de servidores de jogo foi concebida de modo que cada servidor do jogo seja independente.
Permitir reuniões/confrontos envolvem um inter-server exemplo para duplicar os personagens de cada entrada em um ou mais servidores centrais e, em seguida, redireccionar as conexões do cliente a esses servidores para se realizar o combate.

Este tipo de desenvolvimento representa um considerável esforço e investimento de tempo que não podemos agora.

A ideia não é descartada, mas nós não entraremos em tais desenvolvimentos durante um tempo.

Goultarminator :

Nós ainda não tomamos uma decisão final, mas é provável que os rankings da arena sejam usados para gerenciar as habilidades de futuras edições do Goultarminator, o que permitirá aos candidatos qualificados sejam escolhidos com base no seu desempenho e PvP de grupo especialmente nas etapas de qualificação para ser repartido por um período mais longo.

Em todos os casos, o Kolizéum deve oferecer a todos os jogadores interessados em PvP uma ótima maneira de treinar e praticar, o que deverá melhorar a qualidade de jogo nas sessões do próximo Goultarminator.

Implementação:

O sistema Kolizéum estará disponível em poucos dias no servidor de teste. Poderá, no entanto, ser apresentado em uma versão que ainda não foi testado por grandes (com milhares de jogadores usando ao mesmo tempo). Portanto, é provável que a sua operação ainda não está ideal, que os jogadores possam enfrentar atrasos ou o servidor não consegue encontrar equipas equilibradas e confrontos.

Deve também ter em conta que o sistema não pode fornecer equipes equilibradas e jogos com poucos jogadores disponíveis ou com a maioria das pessoas que ainda não fez o suficiente jogos para ser avaliado de forma confiável.

Acreditamos que levará várias semanas para verificar o servidor de teste o bom funcionamento deste sistema, assim que nós planeamos lançar a próxima actualização (final de Setembro se tudo correr bem), o sistema de PvP Arena.

Tenha certeza de que ele permanecerá disponível no servidor de teste para que possamos continuar nossos testes.

O sistema Kolizéum será activado nos servidores de jogo clássico quando estiver pronto.

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A fonte é o Devblog da Ankama
É isso...
A semana já começa animada e com novidades.


Até logo,

Mhizar.

OBS.: essa é a comunidade da LUG e não do nosso blog que é esssa.

E vocês, o que acharam dessa nova ferramenta?