sexta-feira, 13 de maio de 2011

[GOULTARMINATOR] Complementando: Sobre o Goultarminator 2011

Saudações Dofusmaníacos!


Hoje trago mais algumas informação complementares sobre o maior evento de Dofus!

A maior evolução deste ano foi a chegada de duas novas classes, os Zobals e os Roublards, aumentando as classes de 12 para 14.
Na primeira edição, os participantes foram divididos em quatro times com 3 classes, somando um participante por classe, por servidor.
Essa opção oferecia uma maior iteração entre as classes, já que times com dois simplesmente não ofereciam combinações o suficiente e times maiores, com 6 ou 12 simplesmente fariam batalhas muito longas e desinteressantes.

Com duas novas classes, não era mais possível seguir o mesmo modelo e o problema de times com 2, 7 e 14 pessoas seriam só uma repetição do dito acima.

Finalmente foi decidido um meio que permitira não só manter as batalhas interessantes, quanto integrar as novas classes.
Cada servidor vai ter dois Roublards e dois Zobals nos seus times e se manterão o número de 4 times. Assim, cada um dos times terá 1 Zobal ou 1 Roublard.
Assim chegou-se ao número de 16 participantes.

Essa configuração apresenta novas oportunidades táticas, já que as duas classes são novas e cada time de cada servidor poderá aproveitar o grupo, que subiu de 3 para 4, de uma maneira totalmente nova.

Por falar em maneira nova, composição dos times mudou um pouco.
Mantendo a linha do ano passado quatro classes vão ter que aparecer sempre em times separados.
As classes são Osamodas, Sacrier, Eniripsa e Pandawa.

Essa restrição dupla vai impedir times poderosos demais, ligados somente por combos e vai estimular a criatividade, estratégia e o trabalho em equipe.

A imagem abaixo ilustra um pouco isso.



Mais uma grande mudança é o sistema de contagem de tempo.

Antes o Goultarminator tinha um contador. Esse método acabou transformado invocadores e “BUFFadores” em verdadeiros estorvos, já que o tempo perdido conjurando podia transformar uma vitoria certa em empate.
Para este ano será usado um sistema de contagem de turnos, então essas classes, como Enis e Osas podem invocar ou fazer magias a vontade, sem ter medo de prejudicar seu grupo.

O sistema de pontuação também foi atualizado.

Agora os pontos conquistados nunca se perdem e serão totalmente repassados em cada fase.
Outro ponto interessante é que não só os vencedores ganham pontos, mas os perdedores também. Obviamente serão poucos pontos, mas pode ser a diferença entre passar apertado para uma fase ou não...
Além disso os pontos ganhos no torneio serão diferenciados dos ganhos em eventos da comunidade. Isso significa que os times qualificados para as finais não serão influenciados pelas performances nos seus servidores, apesar de que toda pontuação ainda vai contar para as recompensas ganhas nos servidores.

Também está sendo anunciado que os servidores Franceses e os Internacionais terão fases de seleção separadas.
Isso se deve por que no ano passo o servidor feito para o torneio ficou congestionado com a grande quantidade de lutas e com essa separação, os responsáveis pelos servidores terão como cuidar com calma das lutas em seus próprios servidores.

Neste ano também contaremos com a volta de uma fase ausente ano passado, a lute pelos 3º e 4º lugares. Para estimular essa batalha, um prêmio especial será criado para o vencedor desta luta, como uma medalha de bronze no pódio.

Saindo de dentro do jogo, o registro para o torneio sofreu mudanças comparado com o ano passado.
O “teste do espírito” que aconteceu no primeiro Goultarminatorestá de volta. É, na verdade, um simples texto introdutório, (feito obrigatoriamente durante a inscrição) uma carta aberta para a sua comunidade, que não é mais “qualificatório”, mas será usado durante o Teste de Popularidade, para ajudar os outros jogadores a escolherem seus favoritos.

Conforme já foi explicado, este ano o teste de velocidade mudou. Desta vez o próprio Goultar vai pegar em armas e testar os candidatos.
Entretanto o princípio é o mesmo.
A idéia é cada candidato terminar a luta no menor tempo possível.
Essa luta foi pensada para ser igual para todas as classes e com chances mínimas de se perder. A idéia não é derrotar o candidato e sim ver qual consegue ser mais rápido.

Vou concluir colocando novamente o calendário do evento:

Do meio de Junho até 14 de Julho de 2011: Início dos Registros e teste de Velocidade
De 15 de Julho até 21 de Julho: Teste de Popularidade
De 22 de Julho até 25 de Julho: Composição dos times
26 de Julho: Será feito Backup dos personagens para o servidor durante a manutenção semanal.
De 01 de Agosto até 19 de Agosto: Fase de seleção.
De 22 de Agosto até 27 de Agosto: Finais
3 de Setembro de 2011: A Luta Final